quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"ECONOMIA"

DETALHES DA ENTREVISTA DO PRESIDENTE “LULA”
- Sobre a Opep, Lula repetiu à TV francesa o que já havia dito ao canal de TV norte-americano Bloom Berg, em junho do ano passado. “O Brasil não tem interesse de entrar na Opep. O Brasil não quer ser exportador de óleo cru. O que nós queremos é aproveitar o pré-sal para que façamos uma grande indústria petrolífera, uma grande indústria naval e um grande pólo petroquímico”, afirmou, em declaração reproduzida pela Agência Brasil.
Lula disse ainda que vai discutir questões de segurança com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que chega ao Brasil segunda-feira (7). A França disputa o contrato para reequipamento da Força Aérea Brasileira (FAB), que pode chegar a R$ 5 bilhões, com a oferta de caças Dassault Rafale.
De acordo com Lula, ganha a concorrência quem repassar tecnologia ao Brasil. “Não podemos comprar um caça que a gente não detenha a tecnologia. Até porque sonhamos em produzir partes desse avião”, disse, numa clara referência à Embraer. A entrevista de Lula será transmitida pela TV5 no próximo domingo.
- “Are Baba” – Finalmente a Presidência da República aceitou o que os economistas estão falando há décadas neste país, que é preciso muito, muito, agregar valores às commodities agrícolas e minerais (produtos de base em estado bruto, ou seja - matérias-primas) ou com pequeno grau de industrialização.
- Devemos estimular empregos e conseguir também a tecnologia utilizada! Não podemos ficar eternamente na dependência – a sustentabilidade está intrinsecamente contida tanto na importação como nas exportações, os ganhos terão que ser de ambas as partes nacionais e/ou estrangeiras.

Fonte: Gazeta do Povo
Ctba, 03/set/09
Economista e Prof.ª Mª M.Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.