sábado, 30 de outubro de 2010

MEGAPOÇO TEM RESERVAS DE ATÉ 15 BILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO, DIZ ANP

- Confirma-se total sustentabilidade na Economia Petrolífera, do nosso novo Governo! Aja investimentos!

No caso de se confirmar a faixa mais alta da estimativa, Libra pode se configurar como a maior descoberta de petróleo no mundo desde 2000
O prospecto Libra, no pré-sal da bacia de Santos, tem reservas recuperáveis de 3,7 a 15 bilhões de barris de óleo equivalente, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No caso de se confirmar a faixa mais alta da estimativa, Libra pode se configurar como a maior descoberta de petróleo no mundo desde 2000, quando o Cazaquistão identificou 17,2 bilhões de barris na área de Kashagan.
A reserva também superaria a área de Tupi, a principal no Brasil já descoberta, com reservas recuperáveis estimadas entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.
"É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo", afirmou a agência, em comunicado.
Mas o volume recuperável mais provável em Libra deve somar 7,9 bilhões de barris, disse a ANP, citando a avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates.
Libra é uma área da União não-licitada e deverá integrar o primeiro leilão de reservas do pré-sal a ser realizado pelo governo, talvez em 2011, dentro do novo marco regulatório, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.
A área não está incluída na cessão onerosa, como foi chamado o repasse pela União de reservas de petróleo à Petrobras em uma troca indireta por ações da companhia.
No entanto, a Petrobras, segundo o modelo no novo marco regulatório, seria a operadora única do pré-sal e teria participação mínima de 30 por cento em todas as áreas que vierem a ser licitadas no futuro.
"Esta descoberta, situada no 'gigantesco prospecto Libra' conforme expresso no relatório da certificadora valoriza enormemente o patrimônio da União", afirmou a ANP.
Libra está situado próximo de Franco, com reservas estimadas pela ANP em cerca de 4,5 bilhões de barris. O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d água de 1964 metros.
"Até o momento, a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 m, com 22 metros perfurados no pré-sal. A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, é estimada para ser alcançada no início de dezembro próximo", completou a ANP.
Fonte: GP On Line
Ctba, 30/out/10
Maria M. Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.