sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"ECONOMIA PETROLÍFERA"

POÇO CONFIRMA POTENCIAL DE TUPI, SEGUNDO A PETROBRAS

- Estimativas na “Economia Petrolífera” – reforçam o desenvolvimento sustentável dos projetos desafiadores do Brasil, com relação aos poços de Petróleo!(Mª M.Prybicz) 
Estatal estima até 8 bilhões de barris de óleo equivalente. Perfuração reduz incertezas das estimativas de volumes de óleo na área
A Petrobras informou nesta sexta-feira (22) que concluiu a perfuração do nono poço na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A perfuração confirma o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável daquela jazida, estimado entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.
"Esse poço, além de comprovar que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, confirmou que a espessura do reservatório com petróleo e gás chega a cerca de 128 metros, o que reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área", diz a estatal em nota.
Segundo a Petrobras, o petróleo de Tupi tem "excelente valor comercial". A declaração de comercialidade da jazida está prevista para 31 de dezembro deste ano. Até lá, serão perfurados, ainda, outros dois poços de delimitação.
O poço de Tupi está localizado a cerca de 290 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 2.152 metros. A Petrobras é operadora do poço, com 65% de participação. O BG Group tem outros 25% e a Galp Energia, 10%.
Fonte: GP On Line
Ctba, 22/out/10
Maria M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.