sábado, 13 de março de 2010

"ECONOMIA EDUCAÇÃO E TRABALHO"

"ANTES DE TUDO PRECISAMOS SER LIVRES"
- “ A educação, a cultura, a ampla organização do saber e da experiência significam a independência das massas em face dos intelectuais. A fase mais inteligente da luta contra o despotismo dos intelectuais de profissão e contra as competências por direito divino está constituída precisamente pelo empenho do sentido de intensificar a cultura, de aprofundar a consciência - humanizar. E esse empenho não pode ser adiado para amanhã, para quando formos politicamente livres. Esse empenho é ele mesmo liberdade, estímulo para a ação. A consciência do próprio despreparo, o temor de fracassar diante do desafio da reconstrução, não será o mais férreo dos entraves à ação?”
- “ Antes de tudo é preciso considerar o fato de que nem o trabalho nem os conhecimentos constituem fins em si mesmos. Não se trata somente nem da ciência em si mesma, nem do trabalho em si mesmo, mas de algo mais geral, de exterior à ciência e ao trabalho, de algo que define claramente o lugar da ciência e do trabalho no sistema geral da educação.

Fonte: (GRAMSCI, A. Antes de tudo, precisamos ser livres. Escritos Políticos, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 212)
Ctba, 13/mar/10
Prof.ª Mª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.