domingo, 14 de março de 2010

“ECONOMIA E ESTRATÉGIA FINANCEIRA“

BOLSA EM NOVA YORK,  QUER MAIS EMPRESAS BRASILEIRAS
- Excedentes financeiros impulsionam mais investimentos estrangeiros nas empresas brasileiras, conseqüência essa que leva ao surgimento de mais empresas abrindo seu capital e lançando à venda ações no mercado - oportunidade que não deve ser perdida! (Mª M. Prybicz)
- A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a maior do mundo, tem concentrado esforços para atrair empresas brasileiras. Em menos de um ano, esta é a terceira vez que o vice-presidente da NYSE, Scott Cutler, vem ao Brasil para estreitar os laços com executivos, banqueiros, advogados e consultorias nacionais. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele diz estar mais confiante em relação à economia brasileira do que com a situação norte-americana para 2010. “Estou otimista com o Brasil e neutro com os EUA em termos de respostas à crise.”
- As visitas ao País são parte de uma estratégia de longo prazo da bolsa norte-americana, já que o mercado brasileiro tornou-se uma vedete aos olhos dos investidores internacionais. “Para os próximos dez ou 20 anos, enxergamos oportunidades de promover o acesso das empresas brasileiras ao mercado de capital norte-americano.”
- No ranking de países com o maior número de companhias listadas na NYSE, o Brasil está em terceiro lugar, atrás do Canadá, em primeiro, e da China. Mas as 28 companhias nacionais que negociam ações no mercado dos EUA movimentam mais do que as canadenses e do que as chinesas.
QUANTIA MÉDIA
- A quantia média diária de negociações das empresas brasileiras na NYSE é equivalente ao valor total movimentado diariamente por todas as companhias listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No ano passado, as empresas brasileiras capitalizaram cerca de US$ 830 bilhões no mercado norte-americano, entre elas o banco Santander, que fez uma oferta inicial de ações (IPO) simultânea no Brasil e nos EUA.
- A investida da NYSE no Brasil ocorre num momento em que as entidades financeiras e a Bovespa fazem planos de tornar São Paulo um centro financeiro na América Latina, como já são Nova York, Hong Kong e Londres. Mesmo assim, diplomático, Cutler diz não considerar a bolsa brasileira uma concorrente. “É uma parceria complementar”, diz.
Fonte: GP On Line
Ctba, 14/mar/10
Prof.ª Mª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.