terça-feira, 2 de março de 2010

“A ECONOMIA E ADAM SMTH”

OS PRINCÍPIOS SIMPLES DA ECONOMIA, SEGUNDO ADAM SMITH - O PAI DA ECONOMIA
- Sem dúvida alguma A riqueza das nações é um livro que mudou o mundo. Para isso, contudo, levou tempo. Passados 231 anos de sua publicação original, as verdades práticas de Adam Smith mal começam a ser completamente assimiladas. E, onde elas são mais importantes — conselhos da União Européia, Organização Mundial do Comércio, Fundo Monetário Internacional, Parlamento britânico e Congresso norte-americano —, muitas vezes as lições de Adam Smith acabam por se perder ou por serem compreendidas. OS PRINCÍPIOS SIMPLES DE ADAM SMITH. Smith iluminou todo o mistério da economia com apenas um lampejo: “O consumo é o objetivo e o desígnio único de qual quer produção.”- Não há mistério nisso. Ele só tirou a meta da física. A economia é nosso meio de vida, nada mais. A riqueza das nações discute três princípios básicos, e, por meio do simples pensamento e de numerosos exemplos, fornece sua prova. Normalmente, nem os intelectuais encontram dificuldades para compreender as idéias de Smith. O progresso econômico depende deste trio de prerrogativas individuais: a busca do interesse próprio, a divisão do trabalho (há divisão de trabalho desde que a humanidade existe) e a liberdade de comércio.
- A atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
- Naquele verdadeiro canil que era a existência antiga e medieval, o ascetismo nos fazia sentir menos semelhantes aos cachorros.
- Existe analogia como que vivemos hoje?
- Muitos livros mudaram os pensamentos da humanidade, o livro de Smith foi um deles! (Mª M. Prybicz).
Fonte: Diversas e Smith, Adam, A Riqueza das Nações. Editora Zahar – Rio de Janeiro.
Ctba, 02/mar/10
Prof.ª Mª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.