quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

“ECONOMIA INTENACIONALIZADA”

“ECONOMIA BRASIL - UCRÂNIA INTENACIONALIZADA”
- O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Ucrânia no dia 2 de Dezembro de 2009, data em que será realizado o Fórum Econômico Brasil-Ucrânia. No encontro serão assinados vários acordos de cooperação entre os dois países, com especial destaque para os convênios nas áreas de Cultura e Educação. O estado do Paraná tem uma grande comunidade ucraniana, fruto das imigrações ocorridas no final do século 19 e receberá em breve, pela primeira vez, a visita do ministro da Cultura daquele país. Recentemente, em abril de 2009, por iniciativa do deputado Angelo Vanhoni, o ministro Juca Ferreira esteve em Mallet para a inauguração das obras de restauro da Igreja São Miguel Arcanjo, passando também por Irati e Prudentópolis. O Brasil tem diversos projetos em parceria com o governo ucraniano, dentre elas a binacional Alcantara Space, que desenvolve tecnologia para o lançamento de satélites. O Blog Vanhoni entrevistou Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, que também estará na Ucrânia neste período. Confira o que ele fala sobre a importância deste encontro.
“O Brasil tem expandido suas relações no plano internacional e está abrindo negociações de trabalho e de mudanças na área comercial, cultural e política com o mundo todo. No caso específico desta visita do presidente Lula a Ucrânia, o Brasil está levando propostas em que os dois países podem se complementar em áreas de interesse estratégico para ambos. Uma delas é a Alcantara Cyclone Space, que já existe há algum tempo e é a segunda empresa binacional do Brasil, além da Itaipu. Hoje temos cooperação científica e tecnológica com diversos países, mas, com a Ucrânia, temos este projeto específico que abre o espaço não só para o Brasil, mas, para toda a América Latina e traz a possibilidade de lançarmos satélites a custos mais baixos utilizando lançadores em outros países.
- Existem também muitas perspectivas de comércio, vou citar alguns exemplos: a Ucrânia é um grande produtor de fertilizantes e o Brasil um grande importador. Aí se abre um possível caminho de negociação, não só para baixar os custos dos fertilizantes no Brasil, que já é interessante para a nossa agricultura, mas também para vender os nossos produtos lá. A Ucrânia é um grande produtor de aço e me parece que Embraer trabalha com a idéia de construir aviões de carga, aviões de grande porte. Então vemos aí outra possibilidade de barateamento de matéria prima através da cooperação comercial e tecnológica.
Referência/fonte: Blog de Vanhoni, Ângelo.
Ctba, 02/dez/09
Mª M. Prybicz



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.