terça-feira, 22 de dezembro de 2009

“ECONOMIA EM ACELERAÇÃO”

ALTERAÇÃO NAS CLASSES ECONÔMICAS
- A renda “per capita” se altera no país, com isso todos tenderão a consumir mais, tendo como pano de fundo os diversos investimentos que foram efetuados nos últimos anos, inclusive na Educação, Saneamento, Habitação e infra-estrutura em geral. - Resta ainda que sejam consolidadas as reformas necessárias para se evitar excesso de gastos por parte dos governos, e também a tributação-, onde está o grande problema – extraindo e/ou tirando a renda que deve circular no mercado e/ou na economia -, fazendo a produção retrair-se e/ou contrair-se. (Mª M. Prybicz).
- O Brasil também atingiu o status de “grau de investimento” e chegou a ser alçado à condição de “bola da vez” para os investidores internacionais. A revista britânica “The Economist” – uma das mais influentes do mundo – publicou em dezembro um especial, mostrando que o País pode chegar ao posto de quinta maior economia do mundo na próxima década, ultrapassando Itália, Reino Unido e França. “É possível”, diz Armínio Fraga. No entanto, ele faz um alerta: “Se não houver cuidado com a infraestrutura, a educação e o gasto público, é possível que a taxa de crescimento caia abaixo dos 4,5%”.
- Para Marcio Pochmann, “dada a experiência histórica, só tem sentido sermos a quinta maior economia do mundo, se formos a quinta melhor sociedade”, afirma. “Ser a quinta economia com o grau de exclusão maior ou igual ao que temos atualmente é algo muito louvável somente para os que se beneficiaram do País.”
- A demanda crescente da China, as exportações de commodities elevaram o saldo da balança comercial e ajudaram o País a equilibrar as contas externas. As reservas internacionais ultrapassaram a casa dos US$ 200 bilhões. O País conseguiu quitar as dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que se arrastavam há mais de 50 anos e, pela primeira vez na história, tornou-se credor da instituição, com empréstimo de US$ 10 bilhões, em 2009.
Fonte/referência: Último Segundo On Line.
Ctba, 22/dez/09
Prof.ª Mª M. Prybicz







Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.