quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA"

MERCADOS ESTÃO QUERENDO BRASIL COMO SUPERPOTÊNCIA! É JUSTO?

- Deveremos sempre permanecer otimistas, mas dentro da realidade econômica conjuntural brasileira, cuja economia, tem suas determinadas características inerentes e carece de muitas e muitas modificações – poder público interferindo agressivamente nos mercados, no intuito condicionante de melhorar bastante ainda, tendo muito que aprender no presente e no futuro! (M.ª M. Prybicz).
- Paul Krugman diz que excesso de confiança pode prejudicar o país. Para ele, é preciso combater euforia e dizer: "Não amem tanto a gente"
- O Brasil se saiu melhor que o resto do mundo na crise, mas a euforia com a economia nacional, que vem atraindo o capital estrangeiro, pode prejudicar o país, segundo o ganhador do prêmio Nobel de economia de 2008, Paul Krugman, em entrevista nesta quarta-feira (2), em São Paulo.
   “Está na hora de dizer: ‘Estamos melhores do que estávamos, mas não tão bem assim. Não amem tanto a gente’”, disse ele. De acordo com o vencedor do Nobel de Economia, a taxação dos investimentos externos não surtiu o efeito esperado, e o país deve buscar alternativas para estancar o fluxo de investimentos.
- Segundo Krugman, o Brasil está indo bem e tem uma boa história. “Mas não é [o suficiente para] dizer que vai se tornar uma superpotência no próximo ano. E os mercados estão agindo como se fosse”, diz o colunista do "The New York Times".
Perigos da 'euforia' e/ou entusiasmos! 
- Para o economista, a euforia dos investidores externos com o Brasil não é saudável e pode gerar reflexos negativos. Ele lembrou os casos da Argentina, que em 1993 era a “grande revelação” da economia, entrando em crise pouco depois, e os casos do sudeste asiático e da Europa oriental, que passaram por problemas semelhantes.
  “Nós já vimos esse filme vezes o suficiente. Vocês não querem ver isso acontecer com vocês”, afirmou. “Os mercados estão perdendo o contato com a realidade”, afirmou. “O real me parece muito valorizado, a um nível que é difícil justificar. É difícil dizer que faz sentido [a atual cotação da moeda frente ao dólar]", frisou.
- De qualquer forma, ele afirma que a economia brasileira se saiu bem diante dos problemas enfrentados pelo mundo todo: "O Brasil é uma história feliz."
Fonte: GP”On Line“
Ctba, 03/dez/09
Prof.ª Mª M. Prybicz





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.