terça-feira, 9 de novembro de 2010

“ECONOMIA E MERCADOS”

 BOVESPA, O DÓLAR E AS BOLSAS MUNDIAIS NESTE DIA 8 DE NOVEMBRO
SÃO PAULO e RIO - O dólar comercial fechou a segunda-feira em valorização de 1,13%, a R$ 1,699. A divisa norte-americana ganha das principais moedas mundiais no dia. Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que registrava desvalorização nos primeiros negócios do dia, passou a subir puxada por ações de Vale e Petrobras. Há pouco, o índice Ibovespa avançava 0,07%, aos 72.658 pontos. O giro financeiro é de R$ 4,6 bilhões.
- Para o economista Alfredo Barbutti, da BGC Liquidez, a alta do dólar está relacionada às incertezas de como as medidas anunciadas pelos EUA para aquecer a economia serão recebidas na reunião do G-20, em Seul, que discutirá temas relacionado à economia global.
- Em geral, os países europeus e os emergentes estão contra o que os EUA estão querendo fazer. Nesta segunda, as moedas como um todo estão revertendo o movimento da semana passada, quando subiram ante o dólar. O tipo de reação do G-20 ante o afrouxamento monetário dos EUA gera esta instabilidade - disse Barbutti.
De acordo com profissionais de mercado no exterior, a confirmação do pacote de ajuda do Federal Reserve à economia dos Estados Unidos, na semana passada, abriu espaço para um ajuste, com os investidores voltando às atenções aos problemas fiscais em países da zona do euro, como Irlanda e Portugal.
"O fim de incertezas nos Estados Unidos permite que os acontecimentos na Europa tenham uma importância maior do que tiveram nas últimas semanas", escreveu Marc Chandler, estrategista da Brown Brothers Harriman, em relatório.
No Brasil, o mercado aguarda para depois da reunião do G20, no próximo fim da semana, possíveis medidas contra valorização do real. No encontro, que ocorrerá quinta e sexta-feira, as autoridades das principais economias do mundo tentarão resolver os desequilíbrios econômicos e cambiais no mundo.
Fonte: O Globo – Economia
Ctba, 09/nov/10
Maria M.Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.