sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"ECONOMIA DA ABSOLESCÊNCIA".


"EM DEFESA DO ENSINO TÉCNICO, NA ECONOMIA DA 
ABSOLESCÊNCIA"
                                
  - Considerando que o investimento tem sido alto com relação ao “Ensino Técnico”, abrangendo várias profissões, principalmente na área dos docentes, teremos que reconhecer que o que é ministrado nas aulas é compatível com o ensinado no 1º ano e/ou período das faculdades em geral e com isso acelerando o aprendizado emergente em mais ou menos três a quatro anos da vida escolar dos nossos alunos, portanto é um grande ganho para a nossa sociedade no novo milênio. O ensinamento está sendo feito para o mercado e do mercado vice-versa, em todas as áreas produtivas! O elevado investimento em ciência e tecnologia, naturalmente é transmitido para o discentes.
   Como a absolescência de produtos por modismos e desatualizações é ainda intensamente utilizada por fabricantes em muitas áreas, destacando-se, verbi gratia, ou seja graças ao exemplo, a própria indústria automobilística. Neste tipo de política mercadológica, vende-se ao consumidor a idéia da necessidade de aquisição de um novo bem, diante do fato de o bem por ele possuído ou estar fora de moda, desatualizado e até mesmo consumindo combustível e/ou enrgia em excesso. Incentivando-se, desta forma, demasiadamente, o consumo, provocando aposentadoria precoce de milhões e milhões de produtos e/ou serviços ainda em condições operacionais, porem rejeitados pelos consumidores.
- A reciclagem se faz necessária muito antes de sua vida útil completa, que se caso não se faça, provocará, pelo seu grande número, poluição ambiental e desastres ecologicamente falando. 
   Por outro lado a absolescência tem suas vantagens comerciais:
1. Não necessita de restrições artificiais de mercado;
2. Vende a idéia de qualidade, de status social e de estilismo;
3. Sobrevive em ambientes de alta competitividade;
4. Desenvolve no consumidor uma devoção intensa à linha de produtos.
- Ocorrendo a absolescência tecnológica em função da rápida evolução da tecnologia aplicada nos produtos e invenções dos nossos pesquisadores atentos à modernidade dos variados campos da atividade humana. Ocorrendo uma saga de uma absolescência anunciada, e o industrial compenetrado, consegue visualizar este gancho, podendo chegar ao que o consumidor almeja para sua satisfação, o que é extremamente saudável e salutar para o próprio e para a economia.
Fonte: Zuffo, João Antonio, “A Sociedade e a Economia no Novo Milênio” Ed.Manole 2004.
Ctba, 19/Nov/10
Maria M.Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.