ABSOLESCÊNCIA"
Como a absolescência de produtos por modismos e desatualizações é ainda intensamente utilizada por fabricantes em muitas áreas, destacando-se, verbi gratia, ou seja graças ao exemplo, a própria indústria automobilística. Neste tipo de política mercadológica, vende-se ao consumidor a idéia da necessidade de aquisição de um novo bem, diante do fato de o bem por ele possuído ou estar fora de moda, desatualizado e até mesmo consumindo combustível e/ou enrgia em excesso. Incentivando-se , desta forma, demasiadamente, o consumo, provocando aposentadoria precoce de milhões e milhões de produtos e/ou serviços ainda em condições operacionais, porem rejeitados pelos consumidores.
- A reciclagem se faz necessária muito antes de sua vida útil completa, que se caso não se faça, provocará, pelo seu grande número, poluição ambiental e desastres ecologicamente falando.
Por outro lado a absolescência tem suas vantagens comerciais:
1. Não necessita de restrições artificiais de mercado;
2. Vende a idéia de qualidade, de status social e de estilismo;
3. Sobrevive em ambientes de alta competitividade;
4. Desenvolve no consumidor uma devoção intensa à linha de produtos.
- Ocorrendo a absolescência tecnológica em função da rápida evolução da tecnologia aplicada nos produtos e invenções dos nossos pesquisadores atentos à modernidade dos variados campos da atividade humana. Ocorrendo uma saga de uma absolescência anunciada, e o industrial compenetrado, consegue visualizar este gancho, podendo chegar ao que o consumidor almeja para sua satisfação, o que é extremamente saudável e salutar para o próprio e para a economia.
Fonte: Zuffo, João Antonio, “A Sociedade e a Economia no Novo Milênio” Ed.Manole 2004.
Ctba, 19/Nov/10
Maria M.Prybicz
Nenhum comentário:
Postar um comentário