quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"ECONOMIA E DEMOGRAFIA BRASILEIRA"

UMA TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA NA ECONOMIA

- 2034 será o ano determinantemente chave para Economia!

- O tema da reportagem de capa é a demografia – e as inúmeras oportunidades de negócios que surgem com a mudança do perfil da população brasileira, que passa por um inédito processo de amadurecimento em massa.
O título, “20 anos para ficar rico”, resume o momento do país. Graças ao aumento da idade média da população, hoje dois terços dos brasileiros estão na idade considerada mais produtiva (entre 15 e 64 anos). É uma situação extremamente favorável à economia, e pode ajudar o Brasil a resolver muitos problemas.
A má notícia é que essa janela de oportunidades tem data para acabar: 2034. Daí em diante, entraremos numa fase em que irá diminuir a proporção da população ativa, e será cada vez maior a de brasileiros idosos. Portanto, é preciso correr.
Os especialistas chamam a transição de “bônus demográfico” – um fenômeno que já ajudou no desenvolvimento de diversos países e deve causar uma transformação silenciosa no Brasil nos próximos anos.
De acordo com estudo realizado por Bernardo Queiroz e Cássio Turra, ambos PhDs em demografia econômica e professores da Universidade Federal de Minas Gerais, o Brasil pode crescer até 2,5% ao ano exclusivamente pelo bônus.
- Mas fica o alerta: o crescimento está atrelado a investimentos em educação e formação de mão-de-obra qualificada. Se isso for feito, o bônus será a base para o país crescer fortetemente sólido e com muito mais vigor.  
Fonte: Portal da Revista Exame
Ctba, 11/Nov/10
Maria M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.