sexta-feira, 16 de abril de 2010

"MACROECONOMIA EM FOCO"

ECONOMIA CHINESA IMPULSIONADA

- Enquanto espera-se um crescimento do PIB brasileiro em torno de 6%, a China se supera e muito!(Mª.M.Prybicz)
*  PIB chinês cresce quase 12% no primeiro trimestre de 2010.
 - Analistas temem superaquecimento do mercado chinês
   A economia da China cresceu a uma taxa anual de 11,9% no primeiro trimestre deste ano, o que, segundo analistas, pode levar a uma valorização da moeda do país, o yuan.
- O valor é bem superior ao mesmo período no ano passado, em que a taxa registrada foi de 6%, e ligeiramente mais alta que o trimestre anterior, que marcou crescimento de 10,7%
  A taxa anual anunciada nesta quarta-feira também é ligeiramente mais alta do que a esperado pelo mercado. O índice de inflação também foi surpreendentemente baixo, de 2,2%.
"Começamos bem o ano", disse um porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas, ao anunciar os números, em Pequim, nesta quarta-feira.
- Segundo a analista de economia da BBC Linda Duffin, os números refletem em muito o grande pacote de estímulo fiscal do governo, que fez crescer a confiança do consumidor e seus gastos.
Problemas todos países tem – não existe projetos de desenvolvimento 100% sem problemas!
- Mas outros especialistas creem que o pacote pode trazer problemas para a economia chinesa.
"Fala-se muito em superaquecimento", disse à BBC Glenn Maguire, economista-chefe para a região de Ásia-Pacífico da Societé Générale. "Mas o sintoma clássico é a inflação."
"Há especulações sobre um aumento da taxas de juros, mas agora, dada a baixa inflação, é possível que haja uma valorização do yuan", afirmou Maguire.
- Em março, a taxa de inflação de preços ao consumidor chinesa foi de 2,4%, abaixo da expectativa de 2,7%.
- Segundo a analista da BBC, a grande oferta de empréstimos a juros baixos está fazendo subir o preço dos imóveis, gerando o temor de uma bolha.
- Por isso, as taxas para as hipotecas foram aumentadas e foi introduzido um novo imposto sobre a venda de casas.
- Para Duffin, se o governo conseguir manter o crescimento a uma taxa sustentável, a China poderá superar o Japão e poderá se tornar a segunda maior economia do mundo ainda este ano.
Fonte: BBC Brasil
Ctba, 16/abr/10
Prof.ª Mª M. Prybicz



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.