quinta-feira, 22 de abril de 2010

"ECONOMIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS"

28% DAS EMPRESAS PAULISTANAS FAZEM PUBLICIDADE ONLINE
- A melhor maneira de se manter sustentável - o meio eletrônico!
SÃO PAULO, 22 de abril de 2010 - Pesquisa inédita de mapeamento da Internet, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010 mostra que quase 30% das companhias paulistanas declaram fazer algum tipo de divulgação ou propaganda online. A pesquisa teve como foco as micro e pequenas empresas.
- "É interessante perceber que o comércio atacadista utiliza mais publicidade on-line do que os outros setores" pontuam Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP. As ações de propaganda online mais utilizadas pelas PMEs paulistanas são, respectivamente, links patrocinados em sites de buscas, banners eletrônicos e e-mail marketing.
- Segundo Sandra, hoje em dia, o internauta recorre aos buscadores - principalmente o Google - para pesquisar sobre praticamente tudo o que deseja. "Utilizando links patrocinados, o empresário garante que seus produtos e serviços estejam no topo da página quando alguma palavra-chave for relacionada àquela busca", aponta Sandra. "Figurar no topo das páginas de busca é fundamental para criar visibilidade e fixar a marca, uma vez que os internautas não costumam navegar além da segunda página", ressalta a especialista.
- "Além disso, há algumas empresas (8%) que já se preocupam em cadastrar palavras-chave para aparecerem nas buscas orgânicas, ou seja, não apenas nos links patrocinados, pois as buscas orgânicas normalmente geram mais credibilidade para quem está pesquisando algo", explica Sandra.
- "Os banners eletrônicos continuam sendo ferramentas versáteis e práticas para divulgação, bem como o e-mail marketing. Entretanto, esse último atualmente enfrenta uma 'crise de credibilidade' devido ao crescente e deliberado envio de spams. É importante sempre trabalhar com bases de emails autorizados pelos usuários, ou seja, bases com opt-in", alerta Sandra.
- As peças e estratégias de publicidade on-line costumam ser elaboradas dentro das próprias empresas, segundo a pesquisa. "Normalmente, o tempo e o investimento que as PMEs disponibilizam para ações de comunicação são bem restritos. Realizando as ações internamente, no ponto de vista das empresas, eles aperfeiçoam custos e economizam tempo, pois acompanham o trabalho diretamente", argumenta Sandra.     
   "O mesmo vale para o monitoramento de resultados dos anúncios online, que também costuma ser feito com mais freqüência dentro das empresas e diariamente. O ponto negativo disso fica por conta da apuração, que muitas vezes não costuma ser feita de forma adequada pelo fato de muitas vezes a equipe interna não apresentar conhecimentos técnicos específicos do assunto", acrescenta a especialista.
Fonte:(SSB - Agência IN)
Ctba, 22/abr/10
Prof.ª Mª M. Prybicz





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.