sexta-feira, 19 de junho de 2009

"AINDA A CRISE"

ONU: CRISE DEVE LEVAR NÚMERO DE DESNUTRIDOS A MAIS DE 1 BILHÃO EM 2009
Agência AFP
ROMA - A barreira de 1 bilhão de pessoas que sofrem desnutrição será superada em 2009 em consequência da crise econômica mundial, anunciou nesta sexta-feira a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). - Pela primeira vez na história da humanidade, mais de 1 bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de desnutrição em todo o mundo - adverte a FAO em um relatório sobre a segurança alimentar mundial.
O número de subnutridos no mundo passou de 825 milhões, no período de 1995 a 1997, a 873 milhões entre 2004 e 2006. Em 2008, o número caiu de 963 milhões a 915 milhões por uma melhor distribuição dos alimentos, mas a tendência se reverteu com o agravamento da crise econômica e financeira do fim do ano.
Segundo a entidade, a redução da renda pela crise e os elevados preços dos alimentos foram devastadores para as populações mais vulneráveis.
- A atual desaceleração da economia mundial, que segue a crise dos alimentos e dos combustíveis e coincide em parte com ela, está no centro do crescimento da fome no mundo - indica a agência da ONU.
A crise econômica e suas repercussões, em particular na África, o continente mais afetado, estão na agenda da reunião. Na América Latina e Caribe, a única região que registrou sinais de melhora nos últimos anos, também foi comprovado um aumento (12,8%) do número de desnutridos.
Até nos países desenvolvidos, a desnutrição se transformou em uma preocupação cada vez maior. O relatório completo sobre a insegurança alimentar no mundo será apresentado oficialmente em outubro.
- Certamente o Brasil não ficará de fora dos acontecimentos, relativos à desnutrição alimentar de sua população mais vulnerável!

Referência: ONU
Ctba, 19/jun/09
Porf. ª Maria M. Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.