terça-feira, 23 de junho de 2009

"BRASIL PROFISSIONALIZADO"

“PROFESSOR É HERÓI”

- Enfrentando todos os problemas sociais e psicológicos relativos às pessoas (alunos), os Professores podem ser considerados heróis, devida a carga emocional pessoal o dos demais quando exerce sua profissão! Não é somente o conteúdo que está em jogo e sim uma personalidade que está sendo formada no dia-a-dia, como se fosse um produto a ser bem melhor acabado para ser colocado no “mercado profissional” com um “selo de qualidade” que vá suprir as lacunas que hora se apresentam!
Investimentos nas escolas e nos profissionais docentes deixam a desejar já há muitas décadas! Tanto na área pessoal como na área física estrutural e técnica de cada unidade escolar do nosso Estado e também do País!
- Não se pode querer ser um “Estado Profissionalizado” com péssimas condições de trabalho e ensino – não basta só querer, tem-se que tomar atitudes concretas com “projetos revolucionários educacionais” e investimentos na infra-estrutura técnica dos colégios e/ou escolas, ou seja, em todos os níveis educacionais existem carências efetivas de investimentos! Os mestres não podem suportar por mais tempo todos os problemas surgidos como se fossem culpados - uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela.
- Platão, na República já alertava da importância do papel do professor na formação do cidadão!

Exemplo de Projeto no Rio Grande do Sul que beneficia os professores:

O projeto Computador Portátil para Professores foi elaborado em continuidade ao projeto Cidadão Conectado – Computador para Todos, sendo também parte integrante das demais iniciativas de qualificação da educação brasileira. O projeto é resultado da articulação entre o setor privado - indústria de computadores e bancos - e o setor público, por intermédio da Presidência da República, Ministério da Educação - MEC, da Ciência e Tecnologia – MCT, e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, destinado aos professores em atividade do ensino básico, profissional e superior das instituições credenciadas junto ao MEC. O objetivo central do Programa é facilitar aos professores a aquisição de computadores portáteis.
Referência: Site da Presidência da República.
Ctba, 23/jun/09
Prof.ª Maria M. Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.