sexta-feira, 12 de junho de 2009

"ECONOMIA ESTOCÁSTICA"

ESTOCÁSTICO / DEFINIÇÃO

- (1) Aquilo que envolve um componente aleatório, o mesmo que probabilístico.
- (2) Tipo de ferramenta de análise gráfica desenvolvida por George Lane utilizada para interpretar as variações anteriores do preço de determinado ativo.
O Estocástico é uma ferramenta osciladora utilizada para:
(1) determinar zonas de hiper-valorização (super-comprado ou sobre-comprado) e de hipo-valorização (super-vendido ou sobre-vendido) dos preços de determinado ativo;
(2) determinar zonas de suporte e de resistência dos preços de determinado ativo; e
(3) determinar divergências importantes da variação de preço de determinado ativo que balizarão as decisões do investidor. Esta ferramenta rastreia a relação entre o preço de fechamento de um ativo e os valores máximos e mínimos negociados. Desta forma, se os preços de fechamento se aproximarem dos valores máximos de negociação do ativo, estarão situando-se em uma zona de hiper-valorização (super-comprado ou sobre-comprado), enquanto que, se os preços de fechamento se aproximarem dos valores mínimos de negociação do ativo, estarão situando-se em uma zona de hipo-valorização (super-vendido ou sobre-vendido). O estocástico pode ser utilizado de forma lenta ou rápida. A forma rápida tem a desvantagem de ser muito sensível e de fornecer muitos falsos sinais.
- O estocástico é um tipo de oscilador de momento muito utilizado na análise técnica, principalmente para análises de curto prazo. Primeiramente introduzido por George Lane por volta de 1950 tem como principal objetivo comparar o preço de fechamento de uma commodity com seu preço durante um certo período de tempo.
- Em Estatística chamamos apenas, “probabilidade” de alta ou baixa nos preços, ou seja a, “volatividade” o número "volatilidade" associado ao preço de uma mercadoria é a variação de preço referente a um desvio padrão, expresso em porcentagem, ao fim de um período de tempo.
Fonte: ADVFN Newsletter
Ctba, 12/jun/09
Prof.ª Maria M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.