prybiczmaria@gmail.comFollow by Email tyle>.ig-b- { display: inline-block; } .ig-b- img { visibilit

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA"

IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE ÉTICA DOS GESTORES DO
"TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA".

Autor: Pedro Henrique Ribeiro Barboza
Orientador: Prof. José Edmilson de Souza Lima
FAE Business School - Faculdades Bom Jesus

A preocupação com o bem estar social, a vontade de transformar a atual realidade social em uma situação melhor, ou até mesmo a necessidade de empresas “socialmente responsáveis” fizeram com que existisse o atual número de organizações do terceiro setor da economia, porém, é necessário que a ética esteja presente neste processo, para que o resultado seja o que fora proposto.

O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a qualidade ética dos gestores no terceiro setor da economia, visto que este setor depende essencialmente de capital humano para o seu desenvolvimento. Para que os objetivos da pesquisa fossem atingidos, realizaram-se pesquisas bibliográficas com autores relacionados à ética, e ao terceiro setor, assim como entrevistas semi-estruturadas com gestores do terceiro setor, os quais ajudaram a verificar a situação da aplicabilidade da ética no setor em questão.

Como resultado pode-se dizer que a qualidade ética dos gestores no terceiro setor da economia é de extrema importância para que suas organizações se desenvolvam, visto que o produto proveniente destas organizações é fruto direto de voluntariado, é necessário que este seja feito de maneira responsável e consciente.

Conclui-se, então, que se deve despender a devida atenção para as atitudes tomadas e verificar se estas se incluem nas definições éticas recomendáveis para o setor em questão, assim como rever conceitos éticos possivelmente distorcidos.

Palavras-chave: terceiro setor, ética, voluntariado.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.