terça-feira, 5 de agosto de 2014

EVASÃO DE DIVISAS NA AMÉRICA LATINA!
A América Latina é uma grande fonte de financiamento dos países ricos. Esta é uma das patologias do sistema global que temos. Se olharmos a estrutura dos bancos privados na América Latina, observamos que este negócio de enviar dinheiro para o exterior está dominado pelos principais bancos do mundo.
Um dos assuntos que estudamos é o papel das companhias multinacionais em tal fuga, mediante o abuso dos preços de transferência (de exportações e importações) para sonegar impostos. Por exemplo, as grandes empresas de grãos, cuja lista foi publicada ano passado pela Administração Federal de Ingressos Públicos da Argentina. Como pode ser que um dos países com mais consumo de soja do mundo seja o Uruguai, onde vivem três milhões de habitantes? É que aí estão os escritórios das grandes comercializadoras de grãos. Se as companhias multinacionais não pagam impostos pela renda que obtêm aqui, o custo do orçamento do Governo é transferido à classe média e aos pobres, por exemplo, através do IVA [imposto sobre o consumo de bens e serviços], que é um imposto mais difícil de sonegar.
Também estamos muito interessados no papel das grandes firmas de auditoria e de advocacia, que trabalham com os bancos para facilitar que os clientes possam transferir seu dinheiro. E, além disso, na Argentina temos esse problema dos fundos abutres. É um absurdo que alguém que tenha especulado com a dívida de um país possa interferir em sua reestruturação. É interessante ver por que a Argentina não aproveitou todo o dinheiro que tem fora, por que não o trouxe de volta, por que não se financiou com um sistema tributário mais efetivo.
James Henry é o economista norte-americano que em 2010 liderou na (Rede de Justiça Tributária) uma investigação sobre o dinheiro escondido em paraísos fiscais. Assessor sênior da organização e do Centro de Investimento Sustentável da Universidade Columbia.
Fonte: El País - Ctba, 05/agosto/14 - Maria Prybicz, Economista.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.