sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

“ECONOMIA DINÂMICA”

CONGLOMERADOS ECONÔMICOS” – A UNIÃO FAZ A FORÇA E OS RESULTADOS
CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL
- Em comunicado enviado ao mercado, a Unipar informou que serão descontados R$ 170 milhões da transação estimada em R$ 870 milhões. Isso porque a Unipar possui uma dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quando foi formada a Quattor, em 2008.
- A Braskem vai adquirir 60% da Quattor. Os demais 40% que pertencem à Petrobras. Essas participações serão concentradas na nova Braskem, como vem sendo chamada a superpetroquímica brasileira, que será controlada pelo Odebrecht e Petrobras.
A economia brasileira na globalização
- Tríplice aliança – O ciclo do “milagre brasileiro” cristalizou um modelo industrial baseado em uma tríplice aliança, da qual faziam parte o capital estatal, os conglomerados transnacionais e o grande capital nacional. - O tripé conjugava os interesses dos oligopólios que lotearam o mercado brasileiro; as empresas transnacionais dominavam o setor de bens de consumo duráveis, o Estado atuava no setor de bens de produção, e o capital privado nacional estava presente, principalmente no setor de bens de consumo nãoduráveis. O Estado desempenhou funções estruturais na tríplice aliança. Ao longo do esforço industrial, do pós-guerra e, principalmente, nas duas décadas do regime militar, entre 1964 e 1984, as empresas estatais assumiram a hegemonia na siderurgia, na indústria química e petroquímica e na mineração. Algumas gigantes companhias de holding – como a Siderbrás, na siderurgia, a Embratel e a Telebrás, nas comunicações, e a Eletrobrás, na geração de energia – controlavam setores fundamentais para a modernização econômica do País. Produzindo bens intermediários, as estatais forneciam, a preços inferiores aos de mercado, os insumos e as matérias-primas consumidos pelas transnacionais e pelas grandes empresas nacionais.
Fonte: IG On Line; Desafio Geográfico; Suporte Educacional – Professor Paulo Brito.
Ctba, 22/jan/10
Prof.ª Mª M. Prybicz





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.