segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"ECONOMIA CAFEEIRA"

OURO VERDE - CAFÉ EM 2010 PODE SER UMA PARTE DA SOLUÇÃO

- A exportação do café solúvel, renderá + pelo valor agregado incluído!
- Colheita deve ficar entre 45,89 milhões e 48,66 milhões de sacas; recorde atual ocorreu no ciclo 2002/2003 com 48,48 milhões de sacas
- O Brasil pode registrar este ano produção recorde de café. De acordo com a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2010 do grão, a colheita deve ficar entre 45,89 milhões e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. O cultivo foi favorecido pelo regime de chuvas regulares na primavera, coincidindo com a fase de floração nas regiões produtoras, e pode ultrapassar o recorde atual, do ciclo 2002/2003, de 48,48 milhões de sacas.
- No ano passado foram colhidos 39,47 milhões de sacas. A diferença de até 23,3% em relação à estimativa atual se deve, principalmente, ao ciclo bienal da cultura, com um ano de grande florada nos cafezais seguido por outro com pequena florada. Isso porque a planta precisa de 12 meses para se recuperar e voltar a produzir.
- Mesmo com a grande quantidade de café produzida, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acredita que o preço pago ao produtor não deve cair. “Temos uma meta de comprar até 10 milhões de sacas e temos recursos para isso, que devem ser utilizados como instrumento para a boa comercialização e manutenção do preço, de acordo com as necessidades e no momento certo”, afirmou.
- Para o ministro, os bancos que financiam a atividade “terão que ser mais competentes para fazer com que o crédito de colheita e comercialização chegue na hora certa na mão dos produtores”. Stephanes disse esperar que os problemas vivenciados nos anos anteriores, de atraso na liberação de recursos, sirvam de lição para este.
Fonte: GP OnLine.
Ctba, 11/jan/10
Prof.ª Mª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.