terça-feira, 10 de março de 2009

"SEGUNDA PARTE / ELABORAÇÃO DE PROJETOS"

3. ATIVIDADES ANTERIORES
Descreva, sucintamente, ações anteriores da Organização voltadas ao seu público beneficiário, incluindo os principais resultados quantitativos e qualitativos obtidos. Pode descrever-se o próprio projeto no caso de estar sendo proposta a sua ampliação, aperfeiçoamento ou replicação em outra(s) comunidade(s).

4. OBJETIVO GERAL
Identifique os benefícios de ordem geral que as ações do projeto deverão propiciar aos beneficiários.
Exemplo:
Apoio à recuperação da qualidade das águas do Rio X, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estes objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas no curso do projeto. Portanto, devem estar necessariamente vinculados ao Objetivo Geral. Também devem ser específicos, viáveis, hierarquizados, mensuráveis e cronologicamente definidos.
Preencha o quadro abaixo, listando os objetivos específicos do projeto por ordem de importância (hierarquização), os resultados quantitativos e qualitativos esperados em cada objetivo (mensuração), as atividades que serão implementadas para sua consecução e os períodos de realização dessas atividades (cronologia).
Exemplo:

Enunciado do Objetivo
Resultados Esperados
Atividades Principais
Período
Quantitativos
Qualitativos
1.
Capacitar 30 representantes dos diversos setores usuários das águas da bacia do Rio X, na temática do gerenciamento integrado dos recursos hídricos, com vistas a estimular a comunidade a participar da implementação do projeto.
Aproveitamento de 100% dos capacitandos em campanhas de sensibilização e mobilização da comunidade.
Ampliar o nível de conhecimento e assegurar o compromisso dos capacitandos com a proposta de gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
Aprimorar seu potencial de liderança junto às comunidades.
Realização de 10 aulas seqüenciais e progressivas sobre gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
Jan-março
2.
Orientar os agricultores das áreas ribeirinhas sobre o uso de agrotóxicos
Distribuição pelas cooperativas rurais e associações de produtores de 3000 cartilhas sobre deposição do lixo tóxico a cada um de seus filiados; promoção de pelo menos um debate na sede de cada uma das cooperativas e associação de produtores rurais.
Ampliar o nível de conhecimento dos agricultores e motivá-los para o uso sustentável dos recursos naturais, em especial a água.
Elaboração e confecção por equipe multidisciplinar da cartilha; organização de debates na sede das entidades
Março/julho

6. METODOLOGIA EMPREGADA

Descreva a maneira como as atividades serão implementadas, incluindo os principais procedimentos, as técnicas e os instrumentos a serem empregados. Destaque outros aspectos metodológicos importantes, como a forma de atração e integração dos públicos beneficiários; os locais de abordagem desses grupos ou de execução das atividades; a natureza e as principais funções dos agentes multiplicadores; os mecanismos de participação comunitária no projeto e outros. Não é obrigatória a descrição de todos esses itens. No entanto, é preciso que se descreva com precisão de que maneira o projeto será desenvolvido, ou seja, o COMO FAZER.

7. AVALIAÇÃO DE PROCESSO OU PROCESSUAL
Esta modalidade de avaliação refere-se à forma como o projeto é conduzido, à eficiência dos métodos e procedimentos empregados, de modo a se poder fazer mais com menos. A avaliação de processo ou processual mede o progresso na realização dos objetivos; identifica e mensura os aspectos ligados ao como fazer, tais como a qualidade dos materiais didáticos utilizados, o aproveitamento dos capacitandos (%), o índice de freqüência, etc.
Para cada atividade principal, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos de progresso do projeto e, ainda, os meios de verificação das informações, ou seja: onde, quando e como as informações serão coletadas e analisadas.

Exemplo:
Atividade
Indicadores de Progresso
Meios de Verificação
Realizar 5 aulas sobre oportunidades de ação participativa no gerenciamento de recursos hídricos, como parte da capacitação de profissionais municipais.
- No. efetivo de aulas realizadas
- Nível de interesse demonstrado pelos participantes
- Desempenho dos participantes nas avaliações
- Interesse em temas extra-classe
- Índice de freqüência
- Quantidade e qualidade dos materiais didáticos utilizados
- Desempenho dos professores
- Diário de aula
- Relatório de avaliação dos professores/capacitadores
- Testes de verificação
- Entrevistas pessoais
- Lista de freqüência
- Revisão dos materiais por especialistas convidados
- Avaliação dos professores por especialistas convidados

8. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
Esta modalidade refere-se à eficácia dos métodos e procedimentos utilizados e denota as transformações sociais geradas pelas atividades. Quando as metas de um projeto, para um determinado período de tempo, são atingidas, diz-se que o resultado foi obtido com eficácia. O conceito de eficácia também está associado ao de qualidade, no sentido de que ser eficaz pressupõe o fiel atendimento às especificações de uma determinada meta.
Para cada objetivo específico enunciado, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificação.

Exemplo:
Objetivo Específico
Indicadores de Resultados
Meios de Verificação
Treinar 25 voluntários como instrutores no programa de recomposição da mata ciliar mediante o replantio de espécies nativas.
- Número de voluntários formados como instrutores
- Nível de desempenho dos participantes.

Relatório final de atividades
Teste de aferição dos conhecimentos
Entrevista pessoal com os treinandos.

9. AVALIAÇÃO DE IMPACTO
Esta modalidade de avaliação refere-se à permanência ou sustentabilidade no tempo das transformações decorrentes das ações implementadas, ou seja, à sua efetividade. O impacto é medido pela melhoria ocorrida na qualidade de vida e bem-estar dos públicos-alvo direto ou indireto, a médio e longo prazos, como resultado da melhoria das condições ambientais.
Para cada objetivo específico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos do impacto social previsto para o projeto, assim como os meios de verificação.

Exemplo:
Objetivo Específico
Indicadores de Impacto
Meios de Verificação
Atrair e incorporar representantes dos diversos setores usuários da água no movimento de criação do comitê de bacia hidrográfica do Rio X.
- Número de representantes, por modalidade de uso da água, que continuam atuantes seis meses após o término da primeira etapa da campanha.
- Nível de compreensão dos representantes sobre os novos aspectos do gerenciamento integrado e compartilhado dos recursos hídricos.
- Entrevistas com os próprios representantes e com pessoas da comunidade.

10. PARCERIAS E ALIANÇAS
Identifique as principais parcerias estabelecidas para a execução do projeto, incluindo parceiros-executores, instituições de apoio técnico, material ou financeiro, consultorias, etc., especificando as funções de cada uma.

Organização
Principais funções no projeto

11. EQUIPE TÉCNICA

Relacione a equipe técnica principal do projeto, incluindo formação profissional (assistente social, agrônomo, biólogo, etc.), a função ou cargo (diretor, coordenador, educador, etc.) e o número de horas semanais que cada profissional dedica ao projeto.

Nome
Formação
Função
Horas Semanais

12. COMUNICAÇÃO DO PROJETO
Este módulo refere-se às formas e meios pelos quais o projeto dará conhecimento de suas ações aos parceiros, líderes e formadores de opinião do Terceiro Setor, autoridades governamentais, público interno e sociedade em geral. Destaque as estratégias e materiais a serem utilizados para esse fim, assim como os mecanismos de vinculação do projeto ao Petrobras Ambiental. Não confundir com a promoção de serviços junto aos beneficiários do projeto.
Exemplo:
“Ao ser divulgado, o projeto deverá associar as suas ações ao Petrobras Ambiental, em conformidade com as cláusulas contratuais. A Petrobras terá sua logomarca afixada em todas as peças impressas do projeto e deverá ser mencionada como patrocinadora em entrevistas, artigos e outras peças de difusão e promoção do projeto. As quantidades das contrapartidas serão:

Tipo de Mídia
Quantidade
Folders, panfletos e outros impressos
Banners
Mala direta
Outdoors / busdoors
Camisetas, Bonés
Convites de estréia
Anúncios em jornal
Página na internet
Ctba, 10/mar/09
Maria M. prybicz

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