segunda-feira, 9 de março de 2009

"PRIMEIRA PARTE"

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
1. APRESENTAÇÃO
A apresentação é a uma das partes mais importantes na elaboração de um projeto. É nela que o parceiro, ou investidor, poderá entender – de forma rápida e objetiva – a proposta integral do projeto. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto.
Descreva de modo sucinto o projeto, seu histórico, o objetivo geral, as metodologias a serem aplicadas, as atividades previstas, os resultados esperados e o valor do investimento solicitado.
É fundamental destacar NÚMEROS que demonstrem os resultados concretos a serem obtidos com a execução do projeto. Isso ajuda a situar o parceiro-investidor quanto às dimensões e ao potencial transformador do projeto. O item 6 deste documento – Objetivos Específicos – apresenta exemplos a esse respeito.
Sugere-se, para a apresentação, um texto de 1 lauda apenas.
2. JUSTIFICATIVA
O proponente deve responder às questões: por que e para que executar o projeto?
Ressalte os seguintes aspectos:
a) O problema ambiental a ser enfrentado, suas dimensões e públicos atingidos;
b) A relevância do projeto (o motivo da eleição do projeto como prioritário na agenda dos problemas ambientais locais/regionais; a contribuição do projeto para a definição de uma agenda ambiental local/regional; o potencial do projeto para alavancar outros projetos ambientais de interesse local/regional; o potencial do projeto como paradigma de qualidade e inspiração para a elaboração de outros projetos ambientais locais/regionais; o potencial do projeto como estímulo pedagógico para a atuação em rede e para a gestão ambiental integrada);
c) O impacto ambiental previsto (as transformações positivas esperadas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos segmentos-alvo, ou sustentabilidade);
d) A área geográfica em que o projeto se insere; e
e) As principais características da população local (demográficas, socioeconômicas, sociopolíticas, ambientais, culturais e comportamentais).

Ctba, 09/mar/2009
Maria M. Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.