quinta-feira, 25 de junho de 2015

EQUAÇÃO ECONÔMICA F(X) ?

Como sabemos a nossa Economia Nacional está com uma Equação desfavorável! Portanto, nada mais justo que pensarmos que quanto mais demora em ajustar, podemos ter um grande retrocesso no desenvolvimento estrutural econômico geral!
 
Vejamos: inflação alta, juros altíssimos comparados com outros países, desemprego alto e acelerando constantemente, inflação descontrolada, IPCA com índices maiores do que o normal, a dívida pública sempre em ascensão, então a Equação função de (x), f(x) quando x = PIB = 0 nos indica que realmente essa equação tem que ser invertida, caso contrário, corremos o risco de estagnação completa, porque a desaceleração já é extremamente perigosa!  


Considerando o crescimento de 0,1% em 2014, o prognóstico de recuo de 2% em 2015, a expectativa de estabilidade em 2016 e a perspectiva de crescimento em torno de 2% em 2017, entraríamos em 2018, em linhas gerais, com o mesmo PIB daquele mostrado em 2013, com recuo substancial da renda per capita. E, então, cumprimos metade do devaneio de 10 anos de recessão.
 
Voltar a investir, baixar os juros, evitar o desemprego, diminuir a dívida pública consiste em f(x) com x = PIB = 3% a 3,5% , isto tudo, e impulsionar a criação de empregos com projetos econômicos específicos com políticas econômicas voltadas  às classe médias e baixas!
 
Exemplo: intensificar o micro crédito para os pequenos e médios empresários nos setores de serviços e alimentação, bem como, no setor automotivo que se encontra em séria crise, com estoques elevados sem perspectivas de melhorias  nas vendas imediatas, setor que tem a capacidade enorme com enraizamento em grande parte da  economia brasileira e de outros países, principalmente nos países vizinhos na América Latina e se tratando do Mercosul até no mundo tais como: EUA, Europa, Índia, China e demais não citados.    
 
Ctba, 25/jun/15
Maria Prybicz
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.