domingo, 20 de julho de 2014

ESTADO MODERNO!
Educação compatível e complementar...
Quando falamos em "Estado Moderno" queremos dizer que em matéria de boa gestão e ou administração o quanto se faz pela educação básica, ensino fundamental, médio e por que não falarmos das universidades também! Temos muito a fazer ainda! Do jeito que estão não podemos mais aceitar.
No tempo em que eu era estudante tinha muita greve de professores e apesar do tempo que se passou as greves continuam e é claro que isto afeta o ensino em todas as modalidades - são problemas de gestão? Evidentemente que sim!
Outro fator que se observava:
- As classes universitárias eram a grande maioria constituída por homens, mudou, temos mais mulheres aderindo aos estudos mas, a qualidade não acompanha o modernismo preterido, e assim como será que iremos almejar o devido bem estar de todos se os meios não se modernizarem?! 
- Negros e pessoas das classes "C" e "D" cada vez mais entram nas faculdades;
- Idosos e outros fazem opções por cursos com carga horária menores e outros mais diversos veem que é preciso se modernizar e não tem outra forma se não através de estudo e pesquisas constantes em tecnologias atualizadas pois, diariamente mudam sendo difícil até para especialistas acompanharem e o que dirá se não houver uma "Educação Compatível e Complementar" nas devidas esferas competentes.
- Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64). Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia (Coll, 1992; La Taille, 1992, 2003; Freitas,  2000; etc.), significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.
Ctba, 20/jul/14 - Maria Prybicz, Economista - Consultoria Econômica e Educacional , Professora aposentada de Ensino fundamental e Médio.  


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Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.