sábado, 7 de fevereiro de 2009

ATUALIDADES EM ECONOMIA"

“ECONOMIA”

A economia, que, como as demais áreas, abrangem apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.
A semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras às demais áreas das ciências humanas. Essa abertura acontece em dupla direção, assumindo assim, caráter biunívoco. De um lado, porque a economia busca alicerçar seus princípios, conceitos e modelos teóricos não apenas na sua própria coerência, consistência e aderência à realidade, mas ainda nos desenvolvimentos dos demais campos do conhecimento social.
Por outro lado, porque pode influenciar no questionamento dos princípios e das aquisições conceituais desses mesmos campos. E vai, além disso, abrindo suas fronteiras à filosofia e à ética; à história e às diferentes manifestações da religião; à tecnologia e aos variados ramos que atualmente se ocupam do estudo do meio ambiente.
- E complementando, aos diferentes desafios das negociações, com relação ao comércio internacional com outros países, recentemente com a modernização global.

Referência: Rossetti, José Paschoal; Introdução à Economia – Atlas 20ª Edição 2003.

Ctba, 07/fev/2009
Maria M. Prybicz.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.