prybiczmaria@gmail.comFollow by Email tyle>.ig-b- { display: inline-block; } .ig-b- img { visibilit

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"ECONOMIA NACIONAL - SUSTENTABILIDADE"


ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE URBANA
- Mais da metade da população mundial vive hoje em cidades e, até 2050, serão mais de 75%. Só no Brasil a população urbana chega a 85%, o que coloca este tema como uma das grandes prioridades das políticas públicas do País.
As cidades também são responsáveis por cerca de dois terços do consumo mundial de energia e por 75% de todos os resíduos gerados pela população. Neste contexto, falar de dignidade humana, equidade e justiça social, segurança, trabalho, educação, economia, mudanças climáticas, saúde, meio ambiente, enfim, de qualidade de vida, é falar de cidades sustentáveis.
Sustentar origina-se do latim sustento, que significa suportar, suster, defender, proteger, favorecer, manter, conservar, cuidar. E sustentabilidade é a característica ou condição de renovação do conjunto de elementos necessários à manutenção da vida. Conforme dados da Organização WWF, nosso consumo de recursos naturais está perto de esgotar a capacidade do planeta de regenerá-los para sustentar a vida na Terra.
Segundo a ambientalista indiana Vandana Shiva, “a regeneração é parte da essência da vida e é o principio central que guia sociedades sustentáveis - sem regeneração não pode haver sustentabilidade.
A sociedade industrial moderna, contudo, não tem tempo para pensar em regeneração e, portanto, não tem espaço para viver de forma regenerativa. Sua “desvalorização dos processos regenerativos é a causa tanto da crise ecológica como da crise de sustentabilidade”. Caso esta tendência continue, em 2050 precisaremos de um segundo planeta para atender às nossas demandas de recursos (energia, água, alimentação etc.) a fim de manter o atual padrão de consumo.
Estamos vivendo um momento muito importante para a nossa civilização, e um novo modelo de desenvolvimento está sendo desenhado. O que torna fundamental a substituição da abordagem linear por uma abordagem sistêmica em todos os processos.
Ctba, 07/out/11
Maria Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.