quarta-feira, 2 de março de 2011

“ECONOMIA DO MILÊNIO - INFOECONOMIA”



LEI DO ANIMUS VIVENDI

“Busque a sobrevivência no desequilíbrio sustentável, dentro do ambiente altamente mutável, da Infoeconomia. Busque a inovação com todas as suas forças e com todo seu entendimento. A busca incansável do equilíbrio perfeito será o “modus operandi”, o “modus faciendi” e o “modus vivendi” das empresas na fervilhante Infoeconomia.

-  A progressiva expansão das telecomunicações fará com que, em poucos anos, as organizações em rede e as redes cooperativas permeiem todo planeta. A partir daí, cada vez mais, o ambiente da Infoeconomia se assemelhará a um sistema ecológico, capaz de suportar toda uma cadeia de organismos vivos, interdependentes, parasitários e simbióticos. No estabelecimento desta analogia biológica, o ambiente infoeconômico com suas vidas artificiais e seres virtuais evolui e envolve um número cada vez maior de ativistas e participantes, aja vista, (Facebook, Orkut, Twitter, etc), num fluxo de informações contínuo, fortemente entrelaçado, envolvente e serpenteante, mesmo em suas extremidades mais remotas. A própria teia de Âmbito Mundial comportar-se-á como um ser vivo vibrante, inteligente e consciente.

- Em posição diametricalmente oposta, as atividades inovadoras, originais imaginativas, deverão ser extremamente valorizadas e constituirão certamente os apoios cardinais para o desenvolvimento de novos produtos, bens e serviços na era da informação. Por favor, não permitamos, em nossas e/ou suas organizações, que o excesso de trabalho convencional e sistemático destrua a criatividade e o espírito inovador. Vamos caminhar e assim caminhem para uma instituição desprovida de cargos, poderemos e/ou adotem o modelo organizacional em rede e incentive o espírito participativo de seus funcionários, colaboradores e/ou clientes. 

Fonte: Zuffo, João Antonio – A sociedade e a Economia no Novo Milênio. Ed.Manole 2004.
Ctba, 02/mar/11
Maria Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.