sábado, 26 de fevereiro de 2011

“ECONOMIA CHINESA”


CHINA APOSTA NA ILHA DE HAINAN COMO PARAÍSO DOS IATES E DO LUXO

 

- A Ilha foi escolhida pelo Governo do gigante asiático para concentrar o grosso do turismo de luxo no país


PEQUIM - A ilha de Hainan, a província mais meridional da China, foi escolhida pelo Governo do gigante asiático para concentrar o grosso do turismo de luxo no país e, especialmente, o dos proprietários de iates, informou neste sábado a agência oficial "Xinhua".
Para conseguir que Hainan siga somando ao avanço da indústria naval do país e mantenha crescimento similar ao de 2009, ano no qual cresceu mais de 10% e faturou 3 bilhões de iuanes (US$ 455 milhões), o executivo regional optou por esta forma de turismo.
"A indústria dos iates pode atrair muito turismo, fazer da ilha um ícone em nível mundial e ser um grande impulso para a economia local, sempre e quando o fizermos de uma maneira estudada e sustentável", assegurou Lu Zhiyuan, diretor da comissão para o desenvolvimento do turismo em Hainan.
No entanto, algumas vozes advertiram que uma guinada rumo ao luxo pode ser contraproducente para os interesses da China na ilha, já que poderia romper a harmonia social e aumentar o vão entre ricos e pobres.
No último ano, foram registrados mais de 1 mil iates na China, dos quais cerca de 400 estão nos portos de Hainan. O executivo espera quintuplicar este número até 2015 e consolidar a ilha como destino internacional em 2020.
A ilha, pouco maior que a Bélgica e de clima tropical, tem oito milhões de habitantes e baseia sua economia no setor de serviços e na agricultura, uma vez que é uma das regiões da China com menor nível de industrialização.
Fonte: O Estadão on line
Ctba, 26/fev/11
Maria Prybicz


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.