terça-feira, 28 de julho de 2009

"FORUM BRASILEIRO DE GRÃOS"

FÓRUM MUNDIAL DE GRÃOS

DMITRI MEDVEDEV, presidente russo, JB Online

RÚSSIA HOJE - O crescimento da população e da demanda de alimentos torna as terras cultiváveis um recurso natural cada vez mais atrativo e a agricultura, um investimento rentável. A Rússia pode se tornar o principal fornecedor de grãos do mundo. Hoje, o país é o quarto maior exportador, depois de Estados Unidos, Canadá e União Europeia, com a maior extensão de terra cultivável. O aumento da produção e da venda de produtos agrícolas poderia ajudar a compensar as perdas do mercado flutuante de hidrocarboneto, principal matéria-prima de exportação do país. E o governo russo já busca novos mercados para essa grande quantidade de grãos. Em 6 e 7 de junho, no Fórum Mundial de Grãos, em São Petesburgo, foi discutida a implantação de segurança de alimentos, biotecnologia, inovações, entre outros. Em recente artigo para a mídia estrangeira, o presidente Dmitri Medvedev abordou os desafios alimentícios no mundo e as expectativas para a Rússia.
Desde tempos remotos, na Rússia o pão é “a cabeça de tudo”. O provérbio popular reflete de forma leal a importância de setores como a agricultura e a produção de grãos para o homem. Gêneros alimentícios é um recurso vital e seu nível de abastecimento é, por consequência, o primeiro elemento de avaliação de sua qualidade.
Moscou tem estado seriamente preocupada com a gravidade da crise global de gêneros alimentícios. Esta decorre de muitos fatores: crescimento demográfico do planeta e mudança das dietas alimentares, desenvolvimento da produção dos bicombustíveis a partir de matérias-primas alimentícias, impacto das mudanças climáticas sobre a produtividade, entre outros.
- Aqui no Brasil deveria ser criado o “FORUM BRASILEIRO DE GRÃOS”, cujo país tem tradição e história neste segmento alimentício!
Referência: JB On Line
Ctba, 28/jul/09
Prof.ª Maria M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.