domingo, 5 de julho de 2009

"EDUCAR É TENTAR FAZER UMA PESSOA FELIZ, DIZ ESCRITORA NA FILIPINA"

PEDAÇOS DE ENTRESVISTA COM RUTH ROCHA

Folha Online - O que devemos ensinar para as crianças?
Rocha - Devemos ensinar respeito, disciplina, verdade, justiça, dar carinho, amor, compreensão. Dar dedicação a uma vida, cuidando da saúde, da felicidade, da acomodação e da alegria. Educar é tentar fazer uma pessoa feliz. Para ser feliz precisa ter disciplina, respeito pelos outros para ser respeitado, acreditar na verdade, receber e acreditar na justiça. A educação acaba sendo uma luta pela civilização, civilizar a criança. É isso que tento colocar nos meus livros.
Folha Online - A senhora tem a preocupação de educar as crianças por meio dos livros?
Rocha - Acho que quando você escreve literariamente, escreve com aquilo que tem sedimentado dentro de você. Não está presente na hora como a criança vai ler e aproveitar, não é isso. Quando escrevo, sai àquilo que penso, sinto o que sou. Por meio disso, o livro herda todas as características, as qualidades e os defeitos que tenho. Embora não tenha essa preocupação em educar, eu me considero uma educadora, pois sou uma pessoa que vivi muitos anos na educação e sei que minha personalidade acaba sendo civilizadora, mais do que educadora.
- Para todos: crianças, jovens e adultos devemos ensinar: respeito, patriotismo, disciplina, verdade, justiça, dar carinho, amor, compreensão.
- Dar dedicação a uma vida, cuidando da saúde, da felicidade, da acomodação e da alegria - afinal da espiritualidade é também importante!
Referência: Folha On Line
Ctba, 06/JUL/09
Profª. Maria M. Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.