sábado, 17 de setembro de 2011

"ECONOMIA NACIONAL"


BRASIL E RUI BARBOSA – ÁGUIA DE HAIA – HOMEM ATUALÍSSIMO EM PALAVRAS...
 "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa. Senado Federal. Rio de Janeiro. 1914."
Passaram-se 97 anos desde a fala de Rui Barbosa, quase um século. Como ela continua absolutamente atual, uma pergunta se impõe - nada terá mudado na essência da prática política, da gestão do poder e da coisa pública no Brasil?
- Embora não entendendo inteiramente o que estava sendo dito ali, acho que percebi a gravidade do enunciado, impressionou-me sua grandiloquência eufônica. Perguntei então o que significava aquilo e porque ele a levava na carteira. Meu pai, um homem de poucas palavras (e talvez por isso mesmo encantado com a retórica retumbante de Rui Barbosa), me respondeu que a frase resumia o que ele pensava da política, e que a carregava consigo para ler quando o desânimo o abatesse. Lembraria que não estava sozinho, que até mesmo um grande homem como Rui Barbosa se desesperava com o desacerto do mundo.
- E o que isso tem haver com a nossa Economia e seu andamento – tudo haver, of course!
Fonte: O Estadão, por Sérgio Telles
Ctba, 17/set/11
Maria Prybicz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.