
"Blog Econômico" www.MMPrybicz.com.br - Meu Blog versa sobre vários assuntos, inclusive Economia e Redes Sociais, tudo que se refere a pessoas (seres humanos,sua essência e seus valores)! Em tempos modernos, a Economia tem um destaque principal! A união da burguesia com o proletariado, no sentido da cooperação mútua e não a exploração através do trabalho! - Economia e Direito são complementares e compatíveis. O Direito incorpora-se em nossos campartilhamentos! Curitiba - Paraná - Brasil.
sábado, 20 de julho de 2013
Do pau-brasil ao real

sexta-feira, 19 de julho de 2013
Detroit declara maior falência municipal da história dos EUA
Detroit declara maior falência municipal da história dos EUA: A cidade norte-americana de Detroit declarou nesta quinta-feira (18) a maior falência municipal da história americana, depois de não ter conseguido arcar com a dívida crescente e com a queda da população, consequências da profunda crise industrial que atr...
- QUE ESTE EXEMPLO NÃO SEJA PRA NÓS...-
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quinta-feira, 18 de julho de 2013
Vaquinha virtual ajuda a tirar projetos do papel

quarta-feira, 17 de julho de 2013
PAÍS DESIGUAL...
Em razão desta perversa distribuição de renda, comparecemos como um dos países mais desiguais do mundo. Vale dizer, como um dos mais injustos, o que torna nossa democracia extremamente frágil e quase farsesca. O que sustenta a democracia é a igualdade, a equidade e a desmontagem dos privilégios.
No Brasil se fez até agora apenas distribuição desigual de renda, mesmo nos governos do PT. Quer dizer, não se mexeu na estrutura da concentração da renda. O que precisamos, urgentemente, se quisermos mudar a face social do Brasil, é introduzir uma redistribuição que implica mexer nos mecanismos de apropriação de renda. Concretamente significa: tirar de quem tem demais e repassar para quem tem de menos. Ora, isso nunca foi feito. Os detentores do ter, do poder, do saber e da comunicação social conseguiram sempre impedir esta revolução básica, sem a qual manteremos indefinidamente vastas porções da população à margem das conquistas modernas. O sistema politico acaba servindo a seus interesses. Por isso, em seu tempo, repetia com frequência Darcy Ribeiro que nós temos uma das elites mais opulentas, anti-sociais e conservadoras do mundo.
Fonte: Leonardo Boff
Ctba, 17/jul/13
Maria Prybicz

terça-feira, 16 de julho de 2013
Lucro com ônibus será revisto, diz
Estudo da Secretaria de Transportes
sugere que a taxa de retorno, que hoje pode chegar a 14%, seja reduzida para 9%
Segundo prefeito, fim do contrato com
as concessionárias, neste mês, permite rediscutir 'remuneração justa'
MARIO CESAR CARVALHODE SÃO PAULO
O prefeito de São Paulo, Fernando
Haddad (PT), disse ontem que irá rever o lucro das empresas de ônibus. Segundo
ele, o fim do contrato com as concessionárias, neste mês, permite rediscutir
uma "remuneração justa".
As empresas têm um lucro líquido de
7% sobre os R$ 6 bilhões que devem receber da prefeitura --o equivalente a R$
406,8 milhões. Quando se contabiliza os investimentos dos empresários, a taxa
de retorno pode chegar a 14%.
Esse índice, considerado alto por
especialistas, é acima dos obtidos em concessões de estradas e aeroportos
federais.
Estudo feito pela Secretaria
Municipal dos Transportes sugere que a taxa de retorno seja reduzida para 9%,
segundo a Folha apurou.
Num exemplo hipotético, se um
empresário investisse R$ 1, o retorno seria de R$ 0,14 pela taxa vigente. Se
ela cair para 9%, o retorno seria de R$ 0,09 --redução de 36%.
No último dia 30, a Folha revelou que o lucro líquido das
empresas de ônibus em São Paulo é 33% acima da média nacional.
Com o ganho menor sugerido no estudo,
porém, há risco de as empresas não apresentarem propostas. Mas a Folha apurou que a prefeitura tem três
planos para reduzir custos do transporte.
Um deles são os corredores, que
aumentariam a velocidade e reduziriam os custos dos empresários.
Outro projeto é centralizar a
operação dos ônibus, com todas as empresas obedecendo a um comando unificado.
O terceiro plano é acabar com
sobreposições de linhas. A prefeitura calcula seria possível economizar R$ 500 milhões dos
R$ 6 bilhões pagos para as empresas.
Haddad, no entanto, não disse para
quanto pretende reduzir a taxa de retorno.
"Na época que o contrato foi
assinado, a taxa de juros estava na casa de 25%. Essa realidade mudou."
Em São Paulo, o número de passageiros
cresceu 16% entre 2005 e 2012 --de 2,5 milhões para 2,9 milhões por ano,
segundo a SPTrans.
Pressionado pelas manifestações de
rua em junho e pelos empresários, Haddad decidiu cancelar a licitação, negócio
estimado em R$ 46 bilhões por 15 anos. Ele disse que a nova concorrência só
será retomada após discussões com a "sociedade".
Fonte: Folha de São Paulo
Ctba, 16/jul/13
Maria Prybicz

quinta-feira, 11 de julho de 2013
AS TAXAS MAIS ALTAS DE JUROS REAIS!
Com alta da Selic, Brasil é o segundo do mundo em juros reais: A elevação da taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual na noite desta quarta-feira (10), para 8,50%, colocou o Brasil na segunda colocação do ranking de juros reais do mundo, segundo levantamento feito pelo site MoneYou, que considera as taxa...

segunda-feira, 8 de julho de 2013
Aumento do interesse pelo Brasil por parte dos investidores!
Um guia para atrair o investidor estrangeiro: A Câmara Americana de Comércio (Amcham) divulga nos próximos dias a segunda edição de um guia completo sobre como investir no Paraná. O “How to Invest in Paraná”, impresso em inglês e agora também em espanhol, é um pequeno retrato do estado e uma arma par...

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Quem sou eu

- Maria Madalena Prybicz
- Economista/Professora/Escritora de Blog e outros; Disciplina: Gestão de Negócios; - Autonomia em Consultorias em Geral.